Alunos da turma 73 de olho nos bastidores de algumas reportagens do Canal Futura

 

Eu e o monitor Márcio Rezende durante a oficina na E. M. Pedro Aleixo

 

Estes acima são alunos da Escola Municipal Pedro Aleixo, na Cidade de Deus. A convite do professor Márcio Rezende, do projeto www.ensina.org.br passei uma bela manhã com a turma 73. O objetivo era estimular as crianças a seguir estudando ao longo da vida. Apesar das dificuldades de cada um e das diferentes trajetórias, muitos alcançam o sucesso a partir da renúncia. Deixar de lado o prazer de alguma atividade para cumprir uma etapa educacional é desafio de todos. E faz diferença ao longo da carreira. É fato. O difícil é entender esta conversa aos 10, 11, 12 anos de idade.

Enfim, comigo não foi diferente. Estudei em Petrópolis em dois colégios: o Instituto Social São José, do pré-escolar ao sexto ano, e depois, no CEDI – Centro Educacional de Desenvolvimento Integrado – do meio do sexto ano ao terceiro do ensino médio.

 

Minhas matérias preferidas: Língua Portuguesa, História e Geografia.

Minhas dificuldades: Matemática e Física

Meu terror: Química

Como jornalista, contei um pouco do trabalho hoje e procurei refletir sobre como era o meu dia-a-dia na escola. Tomei gosto pela leitura na biblioteca e nos festivais de prosa e poesia que aconteciam nos finais de ano. Foi fundamental para escolha da carreira. 

Na Cidade de Deus, todos estavam ali por vontade própria, uma vez que é verão e durante o mês de janeiro – época do evento – a turma gozava de férias escolares. No entanto, as aulas eram de reforço. Fiz muito isso. Hoje entendo o quanto foi fundamental na minha vida aquele esforço de estudar em momentos difíceis para um menino, como na hora do futebol no campinho ou da matinê do final de semana.

 

