Esta aí na foto é a jornalista especial da Revista Época, Eliane Brum, palestrando para a rede de universidades parceiras do Canal Futura durante o encontro de jornalismo que aconteceu no Rio de Janeiro neste sábado.

As conversas foram muito produtivas e o bate-papo com Eliane abordou histórias de pessoas comuns, gente do povo, centenas de milhares de cidadãos brasileiros que, diariamente, parecem invisíveis aos olhos da sociedade moderna.

Valeu muito à pena ouvir aqueles relatos. Resta saber onde e em que situação cada um de nós pode usar melhor estas informações no dia-a-dia. Em todo caso, para os amantes do jornalismo literário, recomendo investigar os trabalhos da autora, sobretudo seu livro “o olho da rua”.

Outros palestrantes participaram do encontro, como o grupo do museu da pessoa, que trocou experiências sobre técnicas de entrevistas e narrativas. Você já parou pra pensar na história do seu nome? Pois é, brincadeira interessante.

A rede de universidades parceiras do Futura é composta por 31 instituições e tem papel fundamental no desenvolvimento do jornalismo do canal. É muito bom poder contar com o sotaque regional dos estudantes e professores brasileiros na produção da informação.