Será lançado nesta sexta-feira, 28, o filme “afetosecretos”. A obra da psicanalista Graça Pizá trata do abuso e exploração sexual na infância – tema comum a muitas famílias brasileiras, mas pouco tratado pela grande mídia. Minto. Até que o tema ganha destaque vez por outra mas, na maioria dos relatos, com uma abordagem sensacionalista em que a denúncia é o que chama a atenção de todos.

Pois bem. Ao longo desta semana, irei disponibilizar aqui no blog uma série de 5 reportagens que fiz pelo Canal Futura sobre o tema. Um fato importante que procuramos destacar ao longo do trabalho de pesquisa e abordagem de campo foi a integração entre os setores de jornalismo e mobilização comunitária do canal. Este último utiliza os produtos feitos para TV para debater e mobilizar lideranças comunitárias no Brasil todo sobre os temas mais relevantes na pauta nacional, como educação, saúde, segurança pública, transporte, direitos humanos e meio ambiente. Além disso, envolve entidades não-governamentais que atuam diretamente no processo junto às famílias que lidam todos os dias com esta realidade.

Mas, como em toda democracia, cada um pode opinar sobre o assunto e tirar suas próprias conclusões.

Abaixo, as 5 reportagens.

 

 

Se você se sensibilizou quanto ao tema e deseja participar mais do assunto, use o telefone e disque 100. É grátis e pode ser feito de qualquer lugar do país.

Denuncie casos de violência contra crianças e adolescentes.

leia+

www.andi.org.br (((muita informação e dicas de prevenção de abusos)))

www.futura.org.br (((em breve uma nova série especial sobre o tema no canal)))

www.youtube.com  (((é só digitar “afetosecretos” para ver o trailler do filme)))