chico buarque e hatoumFoi uma das mesas mais concorridas da FLIP e eis que, com pouco mais de 20 minutos de bate-papo e leituras de trechos de Cinzas do Norte, de Milton Hatoum  e Leite Derramado, de Chico Buarque, surge a frase do galã de 10 entre 10 gatonas-da-meia-idade no Brasil:  “Escrever é uma chatice. O bom, mesmo, é ler.”

Chico referia-se a um estranho sentimento que, na opinião dele, toma conta do escritor na fase final de um livro. Uma espécie de angústia antes do último capítulo ir para o papel. Além do mais, o mestre da MPB fez um comentário, no mínimo, polêmico: comparou  João Guimarães Rosa  a João Gilberto. Há dúvidas, quer dizer, pra mim, não. Fico com o primeiro.

Do lado de fora,  o público se encolhia na margem  do rio e acompanhava o debate que, por sinal, ficou morninho, morninho…

publico

Depois de cinco dias correndo de um lado para o outro na busca por uma palavrinha de autores como as apimentadas francesas Sophie Calle e Catherine Millet, o sessentão gente boa, Simon Schama, o afegão Atik Rahimi, o mexicano Mario Bellatin, declaro missão cumprida.  Isso, sem mencionar o leque da boa pena tupiniquim contemporânea encabeçado por  Sérgio Rodrigues, Milton Hatoum, Rodrigo Lacerda, Edson Nery, Angélica Freitas e por aí vai…  

No entanto, os grandes destaques  desta sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty ficaram com o português António Lobo Antunes e o americano Gay Talese. Ao seu estilo peculiar,  cada um proporcionou os melhores momentos na Tenda dos Autores. Lobo defefendeu que um bom livro só se realiza quando a mão do autor está feliz. Caso contrário, nada feito. Faz sentido.  Gay, que ficou famoso por mostrar ao mundo uma nova maneira de se fazer jornalismo com o uso do texto literário, lembrou momentos do new journalism dos anos 60 quando fechava matérias na redação do The New York Times.

Prosa de lado,  fica a impressão de uma grande festa efervescente que já entrou para o calendário oficial da literatura no mundo. Ano que vem tem mais e as pedras coloniais de Paraty já estão no caminho de escritores e leitores.

Anúncios