Como Vamos?pergunta2

A pergunta é boa. Serve pra saber como andam as finanças em casa, os relacionamentos com a mulher, o marido, os filhos… pra avaliar aquele período de adaptação no trabalho, pra definir como iremos viajar e desfrutar daquelas merecidas férias – já repararam que todo mundo acha que as férias são merecidas? – enfim, vale para um monte de coisas…

 

Este também é o nome de um movimento articulado pela sociedade civil que busca monitorar a gestão pública em algumas cidades do mundo. A ideia – sem acento – tem como objetivo munir prefeitos e legisladores com informações precisas que qualificam o investimento público em setores como  Educação, Saúde, Transporte, Meio Ambiente, Segurança Pública e outros…

O exemplo mais bem sucedido da inicitiva é colombiano: o BOGOTÁ CÓMO VAMOS.  Quem diria? A cidade que ficou marcada pela forma como a mídia divulga uma imagem esteriotipada de violência e tráfico de drogas, pode mostrar, sim, que existem alternativas práticas para melhoria da qualidade de vida da população, além do combate a um dos maiores problemas do mundo: a corrupção. Em dez anos, o BOGOTÁ CÓMO VAMOS ajudou a melhorar os indicadores dos principais temas de responsabilidade pública.

Bogotá - COLÔMBIA
Bogotá – COLÔMBIA

No Brasil, algumas cidades são adeptas do modelo. Uma delas é o Rio de Janeiro com o movimento RIO COMO VAMOS. Vale à pena dar uma olhada nos resultados e ver como cada um de nós é capaz de fiscalizar quem escolhemos através do voto pra cuidar das nossas cidades.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – BRASIL

Abaixo segue a lista das cidades que formam a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis:

Belém (PA)

Belo Horizonte (MG)

Brasília (DF)

Curitiba (PR)

Florianópolis (SC)

Goiânia (GO)

Holambra (SP)

Ilha Bela (SP)

Ilhéus (BA)

Januária (MG)

Maringá (PR)

Niterói (RJ)

Peruibe (SP)

Porto Alegre (RS)

Recife (PE)

Salvador (BA)

Ribeirão Bonito (SP)

Rio de Janeiro (RJ)

Santos (SP)

São Luis (MA)

São Paulo (SP)

Teresópolis (RJ)

Vitória (ES)

 

leia+

www.bogotacomovamos.org

www.riocomovamos.org.br

Anúncios